Nova tabela salarial

TABELA SALARIAL - JANEIRO/2017

Resultado de imagem para salarial

1- PISO SALARIAL:

A)Para Trabalhadores (as) de Empresas com até 10 Empregados (as) - R$ 992,00

B)Para Trabalhadores (as) de Empresas com mais de 10 Empregados (as) – R$ 1.040,00

2- QUEBRA DE CAIXA:

A) Para Trabalhadores (as) de Empresas com até 10 Empregados (as) – R$ 99,20

B) Para Trabalhadores (as) de Empresas com mais de 10 Empregados (as) - R$ 104,00

Observação para Trabalhadores (as) que trabalham na função de Operadores (as) de Caixa e ganham salário com valor maior do que o Piso da Categoria será calculado os 10% sobre o valor do salário recebido, ou seja, do valor do salário nominal e não do Piso Salarial.

3 - Do Fornecimento do Vale Alimentação

Ficam as empresas obrigadas a fornecer para todos (as) seus trabalhadores (as) que tenham jornada de trabalho superior a quatro horas por dia durante a vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho, vale-alimentação no valor de R$ 8,25 (oito reais e vinte e cinco centavos), ao comerciário, por dia útil de trabalho, descontando-se do empregado o percentual máximo de 6,25% (seis vírgula vinte e cinco por cento) do custo direto do vale-Alimentação (art. 2º, §1º,Decreto 05/1991).

4- REAJUSTE PARA OS DEMAIS SALÁRIOS:

A Convenção Coletiva de Trabalho de 2017, negociada entre o Sindicato dos Empregados no Comercio de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba- SINCOMMAP  e do outro lado a  Federação do Comércio do Estado do Ceará e seus Sindicatos filiados, estabeleceram o reajuste salarial da seguinte forma:

Os salários fixos ou parte fixa dos salários mistos dos empregados (as) no comércio da cidade de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba que ganham acima do piso salarial serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao consumidor - INPC- acumulado do ano de 2016, fixado em 6,58% de acordo com o IBGE, em 1º de Janeiro de 2017, devendo o percentual incidir sobre o salário base de 1º de janeiro de 2016, incluído no percentual supra a correção salarial, aumento de produtividade e qualquer verba seja a que título for que tenha efeito de reajustamento salarial.

REAJUSTE SALARIAL DE 6,58% DE ACORDO COM O MÊS DE ADMISSÃO DO COMERCIÁRIO (A)

COMO CALCULAR SEU SALÁRIO PARA JANEIRO / 2017

O Cálculo será feito de acordo com o mês de admissão, aplicando o fator correspondente.  Veja os exemplos:

A)Para quem se encontrava trabalhando na empresa ou entrou no mês de Janeiro/2016.

Exemplo: Salário de Janeiro/2016 = R$ 1.300,00 x 1,065800 = R$ 1.385,54 este é o seu salário de Janeiro/2017.

B)Para quem entrou no Mês de Junho de 2016.

Exemplo: Salário de Junho/2016 = R$ 1.600,00 x 1.037873

= R$ 1.660,60 este é o seu salário de Janeiro/2017.

C)Para quem entrou no Mês de Outubro de 2016.

Exemplo: Salário de Outubro/2016 = R$ 2.200,00 x 1,016059

= R$ 2.235,33 este é o seu salário de Janeiro/2017.

OUTRAS INFORMAÇÕES SALARIAIS:

HORA EXTRA

À hora extra do Trabalhador (a) Comerciário (a) tanto para quem ganha salário fixo ou por comissão será paga com adicional de 70% (setenta por cento), no caso do Comissionista a hora extra será paga pela média dos oito melhores meses.

MÉDIA DO COMISSIONISTA

O calculo de todos os direitos do (a) empregado (a) comissionista, levará em conta a média das 08 (oito) melhores comissões mensais, escolhidas entre os doze meses que antecedem a data do beneficio.

TAXA ASSISTENCIAL

As Empresas descontarão o percentual de 3%, (três por cento), do salario de seus empregados (as) ficando como limite máximo de desconto o valor de R$ 55,00 (Cinquenta e cinco reais) do salario de seus Empregados (as) que ganham salário fixo ou por comissão, sindicalizados ou não, de uma única vez, no mês de Janeiro/2017 que deverá ser recolhido aos cofres do Sindicato até o dia 07/02/2017.

Salário-família

O benefício é pago para trabalhadores que tenham filhos com menos de 14 anos de idade, ou com qualquer idade caso apresentem condição de invalidez permanente. O valor do salário família 2016 é de R$ 41,37 por criança para trabalhadores que recebam mensalmente até R$ 806,80 e de R$ 29,16 para trabalhadores que recebam mensalmente entre R$ 806,81 a R$ 1.212,64.

Tabela para Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso:

Observação: O Ministério da Previdência Social ainda não divulgou a atualização da Tabela da Previdência, bem como os valores do Salario Família.

Observação: em relação aos valores dos Pisos Salarias dos Trabalhadores (as) em Supermercados ainda está sendo negociado, bem como o valor do vale alimentação e as outras condições de trabalho.

MAIORES INFORMAÇÕES, PROCURE A DIRETORIA DO NOSSO SINDICATO OU PELO TELEFONE: 3392-2998.