TABELA SALARIAL PARA TRABALHADORES EM SUPERMERCADOS

TABELA SALARIAL DO SINCOMMAP PARA TRABALHADORES (AS) EM SUPERMERCADOS NOS MUNICIPIOS DE MARACANAÚ, MARANGUAPE E PACATUBA.

JANEIRO/2017

Resultado de imagem para salário

1- PISO SALARIAL:

A)Para Trabalhadores (as) de Empresas com até 10 Empregados (as) - R$ 1.011,00

B)Para Trabalhadores (as) de Empresas com mais de 10 Empregados (as) – R$ 1.053,00

2- QUEBRA DE CAIXA:

A) Para Trabalhadores (as) de Empresas com até 10 Empregados (as) – R$ 101,10

B) Para Trabalhadores (as) de Empresas com mais de 10 Empregados (as) - R$ 105,30

Observação para Trabalhadores (as) que trabalham na função de Operadores (as) de Caixa e ganham salário com valor maior do que o Piso da Categoria será calculado os 10% sobre o valor do salário recebido, ou seja, do valor do salário nominal e não do Piso Salarial.

3 - Do Fornecimento do Vale Alimentação

Ficam as empresas obrigadas a fornecer para todos (as) seus trabalhadores (as) que tenham jornada de trabalho superior a quatro horas por dia durante a vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho, vale-alimentação no valor de R$ 8,50 (oito reais e cinquenta centavos), ao comerciário, por dia útil de trabalho, descontando-se do empregado o percentual máximo de 6,25% (seis vírgulas vinte e cinco por cento) do custo direto do vale-Alimentação (art. 2º, §1º, Decreto 05/1991).

4- REAJUSTE PARA OS DEMAIS SALÁRIOS:

A Convenção Coletiva de Trabalho de 2017, negociada entre o Sindicato dos Empregados no Comercio de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba- SINCOMMAP e do outro lado a Federação do Comércio do Estado do Ceará e seus Sindicatos filiados, estabeleceram o reajuste salarial da seguinte forma:

Os salários fixos ou parte fixa dos salários mistos dos empregados (as) no comércio da cidade de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba que ganham acima do piso salarial serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao consumidor - INPC- acumulado do ano de 2016, fixado em 6,58% de acordo com o IBGE, em 1º de Janeiro de 2017, devendo o percentual incidir sobre o salário base de 1º de janeiro de 2016, incluído no percentual supra a correção salarial, aumento de produtividade e qualquer verba seja a que título for que tenha efeito de reajustamento salarial.

REAJUSTE SALARIAL DE 6,58% DE ACORDO COM O MÊS DE ADMISSÃO DO COMERCIÁRIO (A)

ADMITIDOS  MÊS/ ANO PERCENTUAL Reajuste % Fator de correção
1- Janeiro/2016 6,58% 1,065800
2- Fevereiro/2016 6,02% 1,060155
3 - Março/2016 5,45% 1,054540
4- Abril/2016 4,90% 1,048955
5- Maio/2016 4,34% 1,043399
6- Junho/2016 3,79% 1,037873
7- Julho/2016 3,24% 1,032376
8- Agosto/2016 2,69% 1,026908
9- Setembro/2016 2,15% 1,021469
10-Outubro/2016 1,61% 1,016059
11-Novembro/2016 1,07% 1,010678
12-Dezembro/2016 0,53% 1,005325

COMO CALCULAR SEU SALÁRIO PARA JANEIRO / 2017

O Cálculo será feito de acordo com o mês de admissão, aplicando o fator correspondente.  Veja os exemplos:

A)Para quem se encontrava trabalhando na empresa ou entrou no mês de Janeiro/2016.

Exemplo: Salário de Janeiro/2016 = R$ 1.300,00 x 1,065800 = R$ 1.385,54 este é o seu salário de Janeiro/2017.

B)Para quem entrou no Mês de Junho de 2016.

Exemplo: Salário de Junho/2016 = R$ 1.600,00 x 1.037873

= R$ 1.660,60 Este é o seu salário de Janeiro/2017.

C)Para quem entrou no Mês de Outubro de 2016.

Exemplo: Salário de Outubro/2016 = R$ 2.200,00 x 1,016059

= R$ 2.235,33 Este é o seu salário de Janeiro/2017.

Valor do trabalho nos feriados

O valor do abono para os Trabalhadores (as) que trabalharem em dias de feriados será de R$ 55,00.

VALOR DO AUXILIO CRECHE

a) R$ 82,52 (oitenta e dois reais e cinquenta e dois centavos) para funcionários de empresas com até 50 (cinquenta) empregados;

b) R$ 175,80 (cento e setenta e cinco reais e oitenta centavos) para funcionários de empresas com mais de 50 (cinquenta) empregados.

OUTRAS INFORMAÇÕES SALARIAIS:

HORA EXTRA

À hora extra do Trabalhador (a) comerciário (a) tanto para quem ganha salário fixo ou por comissão será paga com adicional de 70% (setenta por cento), no caso do Comissionista a hora extra será paga pela média dos oito melhores meses.

MÉDIA DO COMISSIONISTA

O calculo de todos os direitos do (a) empregado (a) comissionista, levará em conta a média das 08 (oito) melhores comissões mensais, escolhidas entre os doze meses que antecedem a data do beneficio.

TAXA ASSISTENCIAL

As Empresas descontarão o percentual de 3%, (três por cento), do salario de seus empregados (as) ficando como limite máximo de desconto o valor de R$ 55,00 (Cinquenta e cinco reais) do salario de seus Empregados (as) que ganham salário fixo ou por comissão, sindicalizados ou não, de uma única vez, no mês de Janeiro/2017 que deverá ser recolhido aos cofres do Sindicato até o dia 07/02/2017.

Salário-família e Tabela do INSS

Tabela INSS e Salário Família 2.017

Tabela de contribuição dos segurados empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso, a partir de 1º de Janeiro de 2017.

Salário-de-contribuição (R$)Alíquota para fins de recolhimento ao INSS

até R$ 1.659,3:88%

de R$ 1.659,39 a R$ 2.765,66:9%

de R$ 2.765,67 até R$ 5.531,31:11%

A cota do salário-família passa a ser de R$ 44,09 para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 859,88 e de R$ 31,07 para o segurado com remuneração mensal superior a R$ 859,88 e igual ou inferior a R$ 1.292,43.

Os recolhimentos efetuados em janeiro – relativos aos salários de dezembro passado – ainda seguem a tabela anterior. O benefício é pago para trabalhadores que tenham filhos com menos de 14 anos de idade, ou com qualquer idade caso apresentem condição de invalidez permanente.

MAIORES INFORMAÇOES, PROCURE A DIRETORIA DO NOSSO SINDICATO OU PELO TELEFONE: 3392-2998.